18 de dez de 2015

DOTA 2: Guia para iniciantes

DotA 2: Como quebrar a barreira de quem começa a jogar?

DOTA-2-COMO-COMECAR-A-JOGAR
Talvez você tenha amigos que joguem dota, ou você ouviu falar do The International (o campeonato internacional de DotA 2 que teve o prêmio total em dinheiro de mais de 10 milhões de dólares e passou até na ESPN), e aí  talvez você tenha pensado em começar a jogar DotA 2. E, talvez, como muita gente, tenha pensado duas, três vezes. Ou jogado uma partida, duas… e desistido.
Como a Tammy escreveu nesse outro artigo, o que acontece é que DotA 2 não é um jogo fácil. O MOBA que é o pai dos MOBAs é super complexo, com mais de 100 heróis, cada um com pelo menos 4 skills (sem nenhum padrão entre elas) e um monte de itens diferentes que podem ser comprados e combinados para diferentes estratégias no jogo. Além disso é jogado em time e, muitas vezes, não há nada que você possa fazer sozinho, se o seu time não colaborar. Junta isso com uma comunidade que, para dizer O MÍNIMO, meio que não é muito amigável, e você tem uma GRANDE barreira de entrada.
Bom, obviamente a melhor coisa para esse tipo de jogo é ter um amigo te ensinando a jogar. Mas tem outras coisas que facilitam também, e hoje em dia eu diria que é MUITO mais fácil começar a jogar DotA 2 do que quando o jogo saiu. Aqui vão algumas dicas que ajudam nessa vida de quem é n00b no DotA!

JOGUE O TUTORIAL

dota 2 tutorial
A primeira coisa é que hoje em dia existe um tutorial de DotA (!!). Pode parecer bizarro, mas o jogo ficou acessível em “beta” por muuuuito tempo sem TUTORIAL ALGUM, e mesmo quando saiu praticamente não tinha nada. Isso porque a comunidade do DotA 1 é enorme e já jogava há anos quando seu sucessor saiu, sem nunca ter tido um tutorial. As pessoas aprendiam a jogar com os amigos e muita dedicação e vontade de fazer parte desse mundo.
Mas o tutorial do DotA hoje é bem feito e simples. É meio demorado, admito, mas esse não é um jogo que você joga uma horinha ou outra e nem que aprende em 10 minutinhos. Na verdade, hoje em dia o hábito de jogar MOBAs chega a ser comparado com o de jogar MMOs. É um tipo de jogo que, quanto mais você joga mais você aprende e melhor você fica, e sempre tem um herói novo para aprender ou um nível novo de gameplay para alcançar, então nunca pára de ser recompensador. Por isso, se você pretende jogar um MOBA, prepare-se para se apaixonar e investir tempo. Vale a pena investir no básico!

JOGUE COM BOTS

dota 2 tutorial bots
O próprio tutorial, depois das primeiras etapas, vai te sugerir jogar contra bots algumas vezes antes de enfrentar players de verdade. E eu sugiro fortemente fazer isso! Melhor ainda, e mais divertido, se você tiver um amigo para jogar junto na partida contra bots. Assim vocês podem conversar e se ajudar, porque confesso que jogar com bots pode parecer meio chato para muita gente.
Eu, pessoalmente, não acho! Eu já jogo há um tempinho mas ultimamente tenho jogado um bocado com bots para aprender heróis novos. Testar um herói novo e se acostumar com as skills em um jogo sério é meio arriscado, você pode se frustrar ou frustrar seus companheiros, então é uma boa experimentar o herói contra uns bots antes, mesmo que você nem jogue a partida inteira :)

ACHE ALGUÉM PARA TE AJUDAR

dota 2 coaching
Como eu falei no começo, a melhor coisa é ter um amigo te ajudando. DotA é um jogo com muitos atalhos, muitos truques escondidos que não ensinam nem no tutorial (mas muitos deles agora estão escritos nas dicas na tela de loading, então fique de olho nelas) e muitas opções diferentes e coisas para prestar atenção. A melhor coisa é começar a jogar com um amigo que já manje muito!
Eu lembro que uma vez que aprendi muito foi quando eu pedi para um amigo ficar me olhando jogar e só dando dicas. Ele é que sofreu nessa hora, quase arrancando o teclado da minha mão porque eu não conseguia fazer o que ele falou… hahaha mas foi ótimo! Ele me mostrou várias coisas que ele faria que eu jamais iria pensar, só porque não conhecia!
Mas, mias importante ainda do que isso, jogar com quem você conhece é infinitamente melhor do que jogar com quem você não conhece. Não só é mais agradável, como você tem muitas vezes fica com vontade de jogar pela interação com seus amigos. Ah, e jogue com microfone! É um jogo que exige coordenação entre o time, por isso é essencial!


JOGUE DE SUPORTE NO COMEÇO

support dota 1
Em um time de DotA existem vários “papéis”. O suporte é, como o nome diz, o cara que está lá para ajudar os outros personagens que dão mais dano e causam um estrago maior no fim do jogo, ou “carregam o time”, o Carry.  Jogar de suporte é bom no começo não porque é mais fácil, mas porque se você não farmar (pegar muita experiência e gold) muito rápido, provavelmente não tem problema. Os suportes também são responsáveis por comprar itens que ajudam o time todo durante o jogo, então, se você fizer isso, o resto do time vai gostar de você :) é uma boa maneira de fazer amigos!

USE O BOTÃO DE “MUTE” EM OUTROS JOGADORES

Evitar hostilidades é bom, mas como em qualquer comunidade de jogo online, tem muito hu3 e muita gente estressada que as vezes não sabe nada, mas fica xingando geral. Quando se está começando, não ajuda ficar ouvindo essas coisas. Então, é só relaxar e bloquear a comunicação com essas pessoas antes delas começarem a te atrapalhar.
Aqui vai uma imagem explicando como mutar um jogador fácil fácil :P
Como Mutar jogador no dota 2
Como mutar um jogador no DotA 2

USE OS GUIAS DENTRO DO JOGO!

Nossa, esses guias são fantásticos, e são outra coisa que não existia quando o DotA 2 saiu. A Valve faz um trabalho maravilhoso com eles! Mas como funcionam? Eles são guias feitos pela comunidade, por jogadores comuns, e que ficam disponíveis em um botãozinho no jogo (um ícone de livro aberto no topo esquerdo da tela). Ao clica nesse botão vai abrir uma janelinha, e se você clicar na seta para a direita, vai ver uma lista de guias para o herói que você está usando. Esses guias também adicionam dicas embaixo de cada skill, e colocam os itens recomendados no lado esquerdo do shop, para você comprar. Só assim para aprender a jogar com vários heroes diferentes, sem ter que decorar várias builds!
Óbvio que você deve comprar os itens e fazer a build que acha melhor, e que muitas vezes a situação do jogo exige algo diferente do que está no guia. Mas quando se está começando, é perfeito ter algo para seguir até você entender melhor o jogo.
Como habilitar um guia dentro do jogo no DotA
Como habilitar um guia dentro do jogo no DotA

FAÇA O “ALL HERO CHALLENGE”

dota 2 all hero challenge
Uma coisa super legal que é mais nova ainda no dota é o “Desafio de todos os heróis”!Achei genial da Valve incluir isso, já que quem realmente sabe jogar conhece todos os heróis. Para isso, muita gente diz que o bom é ficar jogando de “random” até conhecer todos (nessa opção você não escolhe seu herói, ele é escolhido aleatoriamente pelo jogo). Mas, sinceramente, jogar de random com pessoas que você não conhece e já são babacas por natureza não dá certo. Se você é iniciante, só vai ter fazer passar raiva. Por isso, esse desafio de heróis é muito melhor!
O jogo te sugere um herói, e você tem que vencer um jogo com ele. Você só passa para o próximo herói quando vencer com o atual. Ou seja, não adianta só sair jogando com vários heróis quaisquer para completar, o desafio precisa ser feito na ordem certa. Não sei exatamente como a Valve sugere os heróis, se os primeiros são mais simples ou não. Mas, de qualquer maneira, é ótimo depois que você já está familiarizado com o jogo, para aproveitar a oportunidade e conhecer uns heróis novos. E aí dar aquele salto de conhecimento de Dota! Eu comecei o meu recentemente e me deu o maior ânimo para jogar!

APRENDA FORA DO JOGO

the international 4
Outra maneira ótima de aprender é fora do jogo. Dá para aprender muito, por exemplo, assistindo as partidas do International. O DotA tem um sistema muito bom de assistir jogos como expectador, e de replay. Se você assistir às partidas dentro do DotA (e ainda dá para ver o replay do TI ou outros campeonatos a qualquer momento) você pode escolher acompanhar a câmera de um jogador específico e ver exatamente o que ele faz. Ou, você pode usar a “free camera” e escolher o que você quer ver na hora, para ter uma visão mais ampla do jogo ou escolher os detalhes que quer ver.
O International também teve um “Noob cast”, um canal de narração só para quem é novo no jogo, em que eles explicavam de maneira bem básica os objetivos do jogo e as skills que eram usadas. Vale bem a pena ver, eu achei até mais legal do que ver a narração normal muitas vezes, porque eles eram mais objetivos e especulavam menos!

starladder season x

Ultimamente está acontecendo outro campeonato muito bom, o Starladder! Vários jogos muito bons acontecendo, e a fase de playoffs está acabando, ou seja: agora só os melhores times de cada região do mundo sobraram, e só vamos ter jogão pela frente :) Vale a pena conferir. No twitch do campeonato você pode assistir os jogos ao vivo em inglês, e nesse aqui do NomadTV muitas vezes tem narração em português.
Outra coisa muito boa são vídeos do youtube, e twitch livestreams. O Purge, que foi justamente quem narrou o noob cast do International, tem uma série de vídeos muito bons que ensinam a jogar com heróis específicos. Se você procurar no youtube “Purge Plays [nome do herói]”, provavelmente vai achar o que você quer. Ele também tem um site com várias referências, e esse guia aqui muito famoso, Welcome to DotA, you suck. É meio antigo, e (e o nome é ótimo hahahahaha) mas a maior parte das coisas ainda vale e é uma boa leitura!
Ou se você quiser só se divertir assistindo DotA e ver o que os profissionais fazem quando não estão competindo para valer, pode ver o twitch de alguns deles, como o do jogador SingSing, que participou do International 2014 pelo Cloud9, e agora joga pelo Teamerino Tinkerino. Ele é um super troll e faz jogadas incríveis, além de ser engraçado. Bem divertido!

POR ÚLTIMO… DIVIRTA-SE JOGANDO!

keep-calm-and-love-dota
Jogar DotA pode ser muito divertido, desafiador e extremamente recompensador, apesar da curva de aprendizado bem difícil. Então, não desanime, experimente o jogo e, se você sentir que quer fazer parte dessa comunidade cheia de gente apaixonada por um dos jogos mais bem-feitos da atualidade, que só está crescendo e ficando ainda melhor, é só não desistir e continuar aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário