3 de mai de 2015

História de pescador: Peixe-lua de 1,5 tonelada é encontrado na Indonésia

Você é daqueles que conhece um pescador que fisgou um peixe bem grandão e que de tão pesado não conseguiu tirá-lo da água? Ou você mesmo já pescou um animal gigante e ficou com dó, devolvendo-o ao mar? Também já ouviu a história daquele peixe enorme que comeu um navio inteiro com uma só mordida?
Pois é... histórias de pescadores são sempre cheias de fantasias e exageros, mas desta vez eles têm provas! Um raro peixe-lua de 1,5 tonelada foi encontrado por pescadores indonésios encalhado na praia. “Ah, caro Mega, mas nem foram eles que pescaram...”, você pode estar reclamando. Mas isso importa?
Com 2 metros e 1,5 tonelada, peixe-lua é encontrado na Indonésia
O caso aconteceu em Palu, na Indonésia. Os peixes-lua normalmente vivem a 600 metros de profundidade e quando sobem à superfície podem ser confundidos com tubarões por conta de sua barbatana. Com formato redondo, cor acinzentada e pele áspera, ele também é chamado de “mola mola” ou “sunfish” (em inglês ele faz referência ao sol e não à lua).
Os pescadores que encontraram o espécime na Indonésia tentaram salvar o animal, que se estava em estado crítico. Tentou-se arrastar o peixão até o mar, mas a maré impediu o sucesso da empreitada e o peixe-lua morreu. Ele tinha cerca de dois metros de comprimento, mas a espécie pode ultrapassar o dobro desse tamanho! Além disso, apesar da boquinha pequena, eles não conseguem fechá-la totalmente. Agora você já sabe como apelidar aquele amigo gordinho e linguarudo, não é mesmo?
Apesar do esforço da comunidade, o peixe-lua morreu na praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário